Movendo um objeto:
Vamos criar um movimento horizontal e vertical para um objeto usando as setas direcionais do seu teclado.
No evento step coloque os códigos:
CÓDIGO:
if keyboard_check() checa se a tecla declarada entre os () está pressionada, entre os () pode-se colocar qualquer uma dessas constantes:
CONSTANTES:
{if place_free(x+5,y){x+=5} }
O codigo place_free(x,y) checa se a posicao em x e y declarada esta livre .
Então ficaria assim:
Se estiver livre 5 pixels a direita {x+=5}, ele anda 5 pixels a direita.
Lembrando que na escala do “x” o sinal negativo “-“ vai para a esquerda e o sinal positivo“+” vai para a direita e na escala do “Y” o sinal positivo”+“ vai para baixo e o sinal negativo”-” vai para cima.
Bom agora nosso objeto já vai andar para a direita e para a esquerda!
Vamos agora fazer ele andar para cima e para baixo também.
Substitua o codigo acima por esse:
CÓDIGO:
A explicação é a mesma que o do script usado para mover-se para cima e para baixo, só que ao em vez de trabalharmos com o escala do “X” trabalhamos com a escala do”Y”.
Vamos criar um movimento horizontal e vertical para um objeto usando as setas direcionais do seu teclado.
No evento step coloque os códigos:
CÓDIGO:
- Código:
if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+5,y){x+=5}}
if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}}
if keyboard_check() checa se a tecla declarada entre os () está pressionada, entre os () pode-se colocar qualquer uma dessas constantes:
CONSTANTES:
- Código:
vk_add
vk_alt
vk_anykey
vk_backspace
vk_control
vk_decimal
vk_delete
vk_divide
vk_down
vk_end
vk_enter
vk_escape
vk_f1
vk_f10
vk_f11
vk_f12
vk_f2
vk_f3
vk_f4
vk_f5
vk_f6
vk_f7
vk_f8
vk_f9
vk_home
vk_insert
vk_lalt
vk_lcontrol
vk_left
vk_lshift
vk_multiply
vk_nokey
vk_numpad0
vk_numpad1
vk_numpad2
vk_numpad3
vk_numpad4
vk_numpad5
vk_numpad6
vk_numpad7
vk_numpad8
vk_numpad9
vk_pagedown
vk_pageup
vk_pause
vk_printscreen
vk_ralt
vk_rcontrol
vk_return
vk_right
vk_rshift
vk_shift
vk_space
vk_subtract
vk_tab
vk_up
{if place_free(x+5,y){x+=5} }
O codigo place_free(x,y) checa se a posicao em x e y declarada esta livre .
Então ficaria assim:
Se estiver livre 5 pixels a direita {x+=5}, ele anda 5 pixels a direita.
Lembrando que na escala do “x” o sinal negativo “-“ vai para a esquerda e o sinal positivo“+” vai para a direita e na escala do “Y” o sinal positivo”+“ vai para baixo e o sinal negativo”-” vai para cima.
Bom agora nosso objeto já vai andar para a direita e para a esquerda!
Vamos agora fazer ele andar para cima e para baixo também.
Substitua o codigo acima por esse:
CÓDIGO:
- Código:
if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+5,y){x+=5} }
if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}}
if keyboard_check(vk_down)
{if place_free(x,y+5){y+=5}}
if keyboard_check(vk_up)
{if place_free(x,y-5){y-=5}}
A explicação é a mesma que o do script usado para mover-se para cima e para baixo, só que ao em vez de trabalharmos com o escala do “X” trabalhamos com a escala do”Y”.