ola winks ve se não posta isso tambem :
voltando ao tutorial ,(abra a aula 2) e inportante que nao pule nenhuma aula viu, esta aula ja vamos mexer um pouco com vars (variaveis)
tambem involve uma serta logica do programador que esta lendo
(se não souber oque e uma var va no gmbr e procura um tuto)
vamos usar as variaveis
tiro_para_frente
tiro_para_tras
tiro_para_esquerda
tiro_para_direita
não se preucupe se for pra colocar em um lugar aviso antes, as variriaveis acima usaremos depois,
crie 4 balas (objetos) (uma para cada direção frente,tras,esquerda,direita)
e nomei cada uma :
obj_bala_frente, obj_bala_tras, obj_bala_esquerda, obj_bala_direita.
vemdo minha aula1° voçe sabera o que vou explicar agora va em cada objeto bala
e coloque o movimento no create, no obj_bala_frente va em move na barra de ações a direita e escolha o primeiro item o move fixede (aquelas setas vermelhas) e marque a seta que aponta para baixo e sua velocidade 4 (maior que a do playerpois a bala e rapida ne tio! ), pronto a bala andara para baixo sempre que entrar em jogo, (mas como ela entra no jogo?) agora e que usa-se as vars, va no create do player e execute o seguinte code:
marquei true na var frente pois vc deve ter escolhido como sprite o player virado para frente(indicando para baixo) asim sempre que começa o jogo o player pode atirar pra baixo ,
entenderam agora va nos mivimentos do player e execulte o seguinte code:
perseba esta tudo false, fis isso para vc marcar true so em que direção aponta pro exemplo :
<left>
marquei true a esquerda porque left em ingles e esquerda outro exemplo
<righd>
marquei direita pois righd em ingles e direita
belz agora vc vai faser o mesmo com up e down ue sao outrs movimentos
up e tras = marque true na var tras
down e baixo = marque true na var frente
agora va no step do player e execute este code:
este code quer diser, se a tecla H for presionada e se a var esquerda estiver true
cria o objeto : obj_bala_esqueda
agora copie este code e cole mais tres veses no step so que vc troca var e o objeto bala
exemplo :
onde dis if tiro_paral_esquerda=true
vc troca por if tiro_para_direita=true
e onde ta instance_create(x,y,obj_bala_esquerda)
vc troca instance_create(x,y,obj_bala_direita)
persebeu so mudei a palavra esquerda , etao troque ela tambem pela palavra tras em otro code, e frente em outro code
blz terminamos a 3° aula valeu pela tenção e wiks para de copiar meus posts e troca o rotulo
vc tem que buscar mais tutoriais e não copiar dos outros !
voltando ao tutorial ,(abra a aula 2) e inportante que nao pule nenhuma aula viu, esta aula ja vamos mexer um pouco com vars (variaveis)
tambem involve uma serta logica do programador que esta lendo
(se não souber oque e uma var va no gmbr e procura um tuto)
vamos usar as variaveis
tiro_para_frente
tiro_para_tras
tiro_para_esquerda
tiro_para_direita
não se preucupe se for pra colocar em um lugar aviso antes, as variriaveis acima usaremos depois,
crie 4 balas (objetos) (uma para cada direção frente,tras,esquerda,direita)
e nomei cada uma :
obj_bala_frente, obj_bala_tras, obj_bala_esquerda, obj_bala_direita.
vemdo minha aula1° voçe sabera o que vou explicar agora va em cada objeto bala
e coloque o movimento no create, no obj_bala_frente va em move na barra de ações a direita e escolha o primeiro item o move fixede (aquelas setas vermelhas) e marque a seta que aponta para baixo e sua velocidade 4 (maior que a do playerpois a bala e rapida ne tio! ), pronto a bala andara para baixo sempre que entrar em jogo, (mas como ela entra no jogo?) agora e que usa-se as vars, va no create do player e execute o seguinte code:
- Código:
tiro_para_frente=true
tiro_para_tras=false
tiro_para_esquerda=false
tiro_para_direita=false
marquei true na var frente pois vc deve ter escolhido como sprite o player virado para frente(indicando para baixo) asim sempre que começa o jogo o player pode atirar pra baixo ,
entenderam agora va nos mivimentos do player e execulte o seguinte code:
- Código:
tiro_para_frente=false
tiro_para_tras=false
tiro_para_esquerda=false
tiro_para_direita=false
perseba esta tudo false, fis isso para vc marcar true so em que direção aponta pro exemplo :
<left>
- Código:
tiro_para_frente=false
tiro_para_tras=false
tiro_para_esquerda=true
tiro_para_direita=false
marquei true a esquerda porque left em ingles e esquerda outro exemplo
<righd>
- Código:
tiro_para_frente=false
tiro_para_tras=false
tiro_para_esquerda=false
tiro_para_direita=true
marquei direita pois righd em ingles e direita
belz agora vc vai faser o mesmo com up e down ue sao outrs movimentos
up e tras = marque true na var tras
down e baixo = marque true na var frente
agora va no step do player e execute este code:
- Código:
if keyboard_check_pressed(ord("H"))
if tiro_para_esquerda=true
{
sound_play(pistoltiro)
instance_create(x,y,obj_bala_esquerda)
alarm[0]=room_speed
tiro=false
alarm[0]=room_speed*1
}
este code quer diser, se a tecla H for presionada e se a var esquerda estiver true
cria o objeto : obj_bala_esqueda
agora copie este code e cole mais tres veses no step so que vc troca var e o objeto bala
exemplo :
onde dis if tiro_paral_esquerda=true
vc troca por if tiro_para_direita=true
e onde ta instance_create(x,y,obj_bala_esquerda)
vc troca instance_create(x,y,obj_bala_direita)
persebeu so mudei a palavra esquerda , etao troque ela tambem pela palavra tras em otro code, e frente em outro code
blz terminamos a 3° aula valeu pela tenção e wiks para de copiar meus posts e troca o rotulo
vc tem que buscar mais tutoriais e não copiar dos outros !