Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Uma ideia de jogo
por Chocolate Qua Set 04, 2013 10:31 pm

» Concurso anual para dezembro?
por lucas Qui maio 02, 2013 5:18 am

» Battle Spaceship
por lucas Qui Jan 31, 2013 12:07 pm

» Meditania
por lucas Qui Jan 31, 2013 12:03 pm

» nova ADM ? confira!
por lucas Qui Jan 31, 2013 12:00 pm

» CAPTURIX ( agora Beta! )
por lucas Qua Jan 30, 2013 12:00 am

» Sons de laser
por lucas Seg Jan 28, 2013 7:26 pm

» Sons de moedas
por leyon2.0 Dom Jan 27, 2013 12:18 am

» [Engine]Sistema de Anchievements(Conquistas)
por leyon2.0 Dom Jan 27, 2013 12:14 am


3 participantes

    Reflexão: Como Criar Um Jogo

    lucas
    lucas
    Admin


    Mensagens : 67
    Data de inscrição : 01/10/2012
    Idade : 24
    Localização : São Paulo

    Reflexão: Como Criar Um Jogo Empty Reflexão: Como Criar Um Jogo

    Mensagem por lucas Qui Out 18, 2012 3:57 pm

    Criar um jogo não é uma tarefa fácil, e exige esforço e dedicação. Porém você não pode simplesmente criar sem mais nem menos. Por isso eu estou criando esse tópico com algumas ideias minhas, nada técnico.
    História: Um jogo sem história, fica meio chato. Um jogo com uma história bem desenvolvida simplesmente envolve o jogador e explora as possibilidades estimulando a diversão. Jogos devem ter uma história com começo, meio e fim. E eu não estou falando de simplesmente escrever um texto no começo do jogo, a história deve estar envolvida em cada fase, realmente entretendo o jogador!

    Antes de começar um jogo, pense numa história envolvente, como se estivesse fazendo um livro…

    Jogo: Muitos jogos (de iniciantes) tem esse problema: Você clica em jogar, e de repente cai num buraco e morre. A primeira fase deve ser tranquila, com alguns obstáculos simples, para o jogador se familiarizar com o cenário, aprender como se joga e tudo mais.
    Os monstros não devem ser impossíveis, ou talvez minimamente… Tente criar monstros com inteligencia artificial mediana e alta, pois dependendo da situação a pessoa pode tentar pular e o obstaculo é este, mas de repente surge um monstro. Cuide para que os monstros apareçam onde não há outros obstáculos!

    A primeira fazer deve ser um ”como jogar”
    Monstros em certos lugares atrapalham e acabam fazendo o jogador desistir e sair do jogo!


    Gráficos: Um jogo não precisa ter grandes gráficos, mas ter apenas um tipo. Se você colocar uma mesa 3D e uma cadeira PixelArt simplesmente vai acabar com seu jogo, portanto, todos os gráficos tem que ser estilizados de uma unica forma. Gráficos PixelArt não são grande coisa (tipo um The Sims 3) mas são legais, veja o Habbo por exemplo. Gráficos 3D mesmo que simples, também são interessantes desde que usados de maneira correta!

    Use apenas um estilo de gráfico no seu jogo!
    3D Falso é um ótimo tipo de gráfico pois na verdade os desenhos são 3D mas funcionam como um 2D


    Musicas e Som: Os efeitos sonoros de um jogo são um dos fatores mais importantes, pois um jogo com uma musica legal, por incrível que pareça faz o tempo passar mais rápido: deixando o jogador preso no jogo.
    Musicas calmas são ótimas para jogos ‘demorados’.
    Efeitos como um boing, zumm, para tiros, pulos ou dinheiro rápidos deixam o jogo com uma melhor aparência (sonora).
    Agora musicas muito altas, sem fim e etc já atrapalham, é como entrar num site e começar uma musica alta: a pessoa logo sai! A mesma coisa acontece com os games, musicas altas ou desagradáveis deixam o jogo desagradável também!
    Musicas rápidas só em cenas rápidas, de ação ou de emoção: como uma luta, uma corrida ‘rápida’ e etc.

    Efeitos sonoros bem utilizados deixam o jogo mais agradável e prende ainda mais o jogador!

    Categoria: Todos os jogos devem ter uma categoria ou nicho, na minha opinião: jogos com muitos tipos de jogabilidade são complicados pois é difícil ‘memorizar’ todos. Por isso os jogos devem ter apenas uma Categoria, seja ela plataforma, ação, tiro, puzzle. Alguns cases de sucesso são exceção mas que não misturam muitos nichos, só uma plataforma por exemplo e um puzzle para cenas especiais.

    Não misture muitos nichos no seu jogo, pois o tornará complicado!

    Apresentação: É interessante o jogo ter uma boa apresentação, desde de que não seja chata ou longa. A apresentação não deve ter mais de 15seg pois ficará longa e fará o jogador desistir de jogar. A apresentação pode ter um logo da empresa, uma dedicatória, um crédito, o nome do jogo e etc, mas não muito mais que isso!

    Faça apresentações curtas mas que prendam o jogador
    (Sonoridade) Não use nada ‘assustador’ na abertura!

    Créditos: Um jogo sem créditos não faz muita diferença, pelo menos para você! Com certeza é muito difícil fazer um jogo sem a ajuda de ninguém, mesmo que em um gráfico, um som, uma engine do jogo e etc. Pense que você está desvalorizando o trabalho do próximo, e é interessante creditar o próximo, além de evitar problemas judiciais (direitos autorais).

    Até mesmo no fim do jogo ou no Site da publicação (o GMBR por exemplo) é importante
    creditar todos os recursos do Game!


    Outros: Você já testou seu Game? Só no seu PC? Conflitos podem acontecer em computadores diferentes. Por exemplo, os jogos do GameMaker 6 dão erros no Windows 7. Teste seus jogos em vários computadores, e em vários sistemas operacionais para evitar esse tipo de conflito!
    Outro problema são os Bugs, você deve testar todas as possibilidades e se possível contar com a ajuda de avaliadores, até os do GMBR, para ‘achar outros jeitos de jogar’ e ver se tem bugs!

    Teste o jogo em várias maquinas e sistemas!
    Peça para outros testarem seu jogo!


    Considerações finais: Um jogo tem que ser pensado em todos os lados, e exigem um grande esforço por isso não tente fazer jogos em um dia, pois não saíram grande coisa. Jogos em equipe são mais ‘fáceis’ e ao mesmo tempo ruins, pois pode misturar estilos (e isso não é bom) mas um pode ajudar o outro (e isso é bom). É importante estudar, fazer vários rascunhos se for preciso, testes e etc. Uma pesquisa antes de começar o jogo também ajuda!
    avatar
    Tsuna


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 19/10/2012
    Idade : 31
    Localização : Japão

    Reflexão: Como Criar Um Jogo Empty Re: Reflexão: Como Criar Um Jogo

    Mensagem por Tsuna Sex Out 19, 2012 8:47 pm

    Muito bom o tutorial, Gostei
    leyon2.0
    leyon2.0
    Admin


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 07/10/2012
    Idade : 25
    Localização : rio brilhante-ms

    Reflexão: Como Criar Um Jogo Empty Re: Reflexão: Como Criar Um Jogo

    Mensagem por leyon2.0 Sáb Out 20, 2012 6:46 am

    na verdade eu vi o dono deste topico em outro forum (não vou citar nomes) mas acho que se deve por o credito do autor so pra não ficar com cara de plagista. Basketball
    lucas
    lucas
    Admin


    Mensagens : 67
    Data de inscrição : 01/10/2012
    Idade : 24
    Localização : São Paulo

    Reflexão: Como Criar Um Jogo Empty Re: Reflexão: Como Criar Um Jogo

    Mensagem por lucas Sáb Out 20, 2012 11:33 am

    Problema é dele ! eu editei algumas partes então se considere meu , mas eu peguei do site dele , so dei uns retoques!
    Idea
    lucas
    lucas
    Admin


    Mensagens : 67
    Data de inscrição : 01/10/2012
    Idade : 24
    Localização : São Paulo

    Reflexão: Como Criar Um Jogo Empty Re: Reflexão: Como Criar Um Jogo

    Mensagem por lucas Sáb Out 20, 2012 6:26 pm

    Mais se ele pedir eu posto os crédito e mais eu não Lembro o Site nem o Nome dele se eu achar eu posto .

    Spoiler:
    leyon2.0
    leyon2.0
    Admin


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 07/10/2012
    Idade : 25
    Localização : rio brilhante-ms

    Reflexão: Como Criar Um Jogo Empty Re: Reflexão: Como Criar Um Jogo

    Mensagem por leyon2.0 Dom Out 21, 2012 8:22 am

    kk denunciei não cavalo !

    Conteúdo patrocinado


    Reflexão: Como Criar Um Jogo Empty Re: Reflexão: Como Criar Um Jogo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 10:13 am