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2 participantes

    como fazer sombras em plataforma!

    leyon2.0
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    como fazer sombras em plataforma! Empty como fazer sombras em plataforma!

    Mensagem por leyon2.0 Dom Nov 11, 2012 5:08 am

    Nesse tutorial vou explicar como fazer uma sombra que segue
    o jogador e que sempre ficará no local "correto".
    Como ex: se o personagem subir em uma plataforma a sobra ir para cima também.

    Nível: Fácil
    Requerimentos: GM7 LITE ou PRO

    Vamos ao tutorial então?

    1º Criando os objetos e sprites
    Crie 2 objetos, e 3 sprites:
    objetos:
    chao
    jogador

    Sprites:
    spr_sombra
    spr_jogador
    spr_chao

    Para os objetos altere seus respectivos sprites (acredito que você saiba fazer
    isso!).
    Marque o objeto chao como SOLID.

    2º Iniciando o objeto jogador
    No objeto jogador
    Crie um evento CREATE e arraste um EXECUTE A PIECE OF CODE,
    escreva o seguinte código:


    Code: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    gravity = 0.6;
    gravity_direction = 270;
    friction = 0.03;




    Explicando:
    gravity = 0.6 Seta a gravidade para 0.6
    gravity_direction = 270 Seta a direçao da gravidade para BAIXO
    friction = 0.03 Adiciona um atrito para o personagem parar.

    3º Colisão do Player
    Crie um evento de colisão com o obstaculo e arraste o ícone:
    move to contact
    Deixe os valores:
    direction
    12
    solid objects

    Em seguida adicione: start moving in a direction selecione o
    quadrado do centro deixe speed em 0 e NÃO marque relative.

    arraste o set gravity
    e coloque la:


    Code: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    270
    0



    Para zerar a gravidade e evitar bugs.

    4º Movimentando o player
    Adicione um evento de pressionar a tecla para esquerda arraste o ícone start
    moving in a direction
    , selecione a seta para a esquerda, deixe
    "speed" em 3 e NÃO marque relative.

    Adicione um evento de pressionar a tecla para direita arraste o ícone start
    moving in a direction
    , selecione a seta para a direita, deixe speed em
    3 e NÃO marque relative.

    Para fazer o salto do personagem, adicione um evento de pressionar a tecla para
    cima arraste um execute a piece of code e escreva:


    Code: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    vspeed = -10;
    gravity = 0.6;



    Altere o valor vspeed para um menor para um pulo maior (Lembre-se, são números
    negativos!).

    5º Fazendo o efeito da sombra!
    Adicione um evento DRAW


    Code: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



    //desenhar o jogador
    draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha); //Função apenas para o GM PRO, se quiser
    para o LITE, use a função draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);


    //Script para fazer
    sombra feito por Janx

    var sombray;
    sombray =
    y

    while(
    place_free(x,sombray))
    {
    sombray +=
    1
    if sombray >
    room_height+15
    //Evitar um loop
    infinito

    {break;}
    }
    draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha); //Função apenas para o GM PRO, se quiser
    para o LITE, use a função draw_sprite(spr_sombra,image_index,x,y);




    Explicando:


    Code: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)



    Apenas para desenhar o personagem, não mude nada aqui a menos que você use o GM
    lite!


    Code: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    var sombray;
    sombray =
    y



    Cria uma variável temporária (sombray) e seta ela para o valor y do personagem
    (posiçao Y do personagem)


    Code: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



    while(
    place_free(x,sombray))
    {
    sombray +=
    1
    if sombray >
    room_height+15 //Evitar
    loops infinitos... e que o jogo trave...

    {break;}
    }




    Esse é um loop para checar a partir da posição do personagem até a parte mais
    baixa da room se existe algum obstáculo.
    Caso exista algum o loop para guardando a posição y do obstaculo na variável
    sombray.

    Depois para fazer a nossa sombra adicionamos o código:


    Code: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,0.6)



    Esse aqui desenha a sombra na posição x do player e posição Y do objeto.

    A se caso estiver tendo problemas quanto a sombra ficar na frente do personagem
    apenas faça a seguinte modificação:

    No evento draw:


    Code: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



    //Script para fazer sombra feito por Janx
    var sombray;
    sombray =
    y

    while(
    place_free(x,sombray))
    {
    sombray +=
    1
    if sombray >
    room_height+15 //Evitar
    loops infinitos

    {break;}
    }

    draw_sprite_ext(spr_sombra,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)

    //desenhar o jogador
    draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)




    Apenas inverta a ordem de quais objetos são desenhados primeiro. Repare
    que coloquei para desenhar a sombra antes.

    Agora crie uma room, adicione o player, e monte uma mini faze com o chao para
    testar!

    FIM!

    Espero que tenham gostado.

    Engine:
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Donwload: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    VLW!!


    Última edição por leyon2.0 em Dom Nov 11, 2012 5:40 pm, editado 4 vez(es)
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    Mensagem por leyon2.0 Dom Nov 11, 2012 5:10 am

    desculpa postei em engines pode mover?
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    como fazer sombras em plataforma! Empty Re: como fazer sombras em plataforma!

    Mensagem por lucas Dom Nov 11, 2012 5:37 am

    Código:

    var sombray;
    sombray = y

    while(place_free(x,sombray))
    {
    sombray += 1
    if sombray > room_height+15 //Evitar loops infinitos
    {break;}
    }

    isso ? e para ser script? porque se sabe que script? e tipo nao funciona so em um objeto mais sim no jogo todo! que LoL mais vou tentar será que da pra por no obj_player? será que funfa?
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    como fazer sombras em plataforma! Empty Re: como fazer sombras em plataforma!

    Mensagem por leyon2.0 Dom Nov 11, 2012 5:20 pm

    acertei os codes leia de novo


    @WIKS:
    cara script e para ser usado quando o code vai ficar muito estenço ,
    neste caso criamos um script com um nome e depois no code você utiliza esse nome para ativar o script.

    vou fazer um tutorial sobre isso agora mesmo!

    note script nÂo modifica o jogo todo somente o objeto em que seu nome foi citado

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